Como os tijolos são fabricados?




Ceramitek: FÁBRICA DE TIJOLOS EM CURITIBA



O tijolo cerâmico, também conhecido popularmente como tijolo de barro, é um dos materiais mais utilizados na construção civil em todo o mundo, representando cerca de 90% das casas construídas somente no Brasil, segundo dados da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer). Além disso, é também um dos materiais mais antigos, tendo registros de sua utilização por volta de 7.500 a.C, nas antigas construções do sul da Turquia.
E esse sucesso todo não é por menos. O tijolo oferece inúmeras vantagens como baixo custo, conforto térmico e alta durabilidade, podendo ainda ser encontrados em diversos tamanhos e formatos, que são vendidos em praticamente todas as lojas de materiais de construção do país.
Mas antes de serem comercializados, os tijolos passam por diversas etapas de produção, como extração, extrusão, secagem e queima, até chegar no produto final.
Acompanhe o texto a seguir para entender como funciona esse processo.


O QUE FAZ UMA OLARIA?
Basicamente, se resume em um local onde se fabricam peças cerâmicas de todos os tipos, como vasos, telhas, objetos decorativos, e, em nosso caso, fabricação de tijolos, sendo nossa especialidade. Diferente de que muitos pensam, para que uma olaria esteja em pleno funcionamento, é necessário atender diversas exigências dos órgãos ambientais, pois somente assim é possível realizar a extração dos recursos minerais e a comercialização do produto.

DE ONDE SÃO EXTRAÍDOS OS MINERAIS?
Em geral, os tijolos são fabricados a partir de argila, argila xistosa, silicato de cálcio e cimento, sendo que a argila é o componente principal. Esses recursos são extraídos de jazidas minerais autorizadas pelos órgãos ambientais e transportados até a olaria.

PRIMEIRA ETAPA – EXTRUSÃO
Após a extração, os minerais passam por um processo de refinamento, onde são misturados, prensados e umedecidos até formar uma massa homogênea. Logo após um período de descanso, o material é transportado até a extrusora, também chamada de “maromba”, onde ocorre um novo processo de refinamento, e, por fim, a moldagem, que dá a forma de tijolo ao produto, respeitando sempre as medidas estabelecidas pelas normas da ABNT.

SEGUNDA ETAPA – SECAGEM
Assim que o tijolo estiver moldado e cortado, é necessário passar pela etapa da secagem para a remoção da umidade. Esse processo pode ser feito de forma natural (exposição ao sol) ou através de uma estufa. A primeira opção quase não é utilizada atualmente, pois depende exclusivamente das condições climáticas, mas ainda assim, existem algumas olarias que utilizam esse método, principalmente na região nordestina.

TERCEIRA ETAPA – QUEIMA
Após todas as etapas anteriores, o tijolo é levado ao forno, onde é queimado a uma temperatura média de 950º em fogo constante. Após atingir o ponto ideal de queima, é retirado do forno e levado a uma área segura para resfriamento natural.
Somente depois de tudo isso, os tijolos estarão prontos para serem organizados em pallets ou à granel e transportados até as lojas de materiais de construção para comercialização.

INFOGRÁFICO:


Ceramitek: FÁBRICA DE TIJOLOS EM CURITIBA



Vídeo Explicativo: 





QUAIS SÃO OS TIPOS DE TIJOLOS MAIS VENDIDOS?

Existem diversos tipos de tijolos no mercado, mas todos eles seguem padrões estabelecidos pela ABNT em termos de medidas e formato. O mais comum e o mais vendido é o tijolo de 6 furos, empregado na maior parte das obras residenciais, mas podem existir tijolos de 8, 9, 12 e 16 furos, bem como tijolos maciços para fins estéticos. Tudo dependerá da sua necessidade.

Aqui na Ceramitek, nós oferecemos uma linha completa de tijolos, blocos, canaletas e demais materiais construtivos para sua obra. Se você tem alguma dúvida em relação ao tipo de material que deve escolher, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Não cobramos taxa para orçamentos ou esclarecimento de dúvidas.

Comentários