Tijolo Aparente: 10 Formas de Usar Na Decoração


Já se foi o tempo em que a decoração de interiores e a arquitetura eram assuntos restritos somente a profissionais da área. Com o advento da internet e dos blogs, a arquitetura e a decoração caíram no gosto popular e se tornaram uma tendência. Coisas do tipo “faça você mesmo” viraram uma febre na internet e a busca por alternativas baratas e sustentáveis vem crescendo a cada dia. Pneus velhos, garrafas pet, pallets e materiais que um dia foram descartados na natureza, hoje são reaproveitados e dão origem a belas peças decorativas.
No campo da construção civil, os famosos tijolinhos também ganharam seu espaço em paredes de casas e escritórios. E não é de hoje que essa técnica vem sendo utilizada. O uso do tijolo aparente na decoração já existe há bastante tempo e está em alta novamente. Confira algumas ideias de aplicação em ambientes variados que a Ceramitek preparou para você:



1. SALA DE ESTAR



2. CORREDORES
Ceramitek: Fabrica de Tijolos em Curitiba
3. COZINHAS
Ceramitek: Fabrica de Tijolos em Curitiba
4. SALA DE JANTAR
Ceramitek: Fabrica de Tijolos em Curitiba


5. QUARTO
Ceramitek: Fabrica de Tijolos em Curitiba


6. BANHEIRO

Ceramitek: Fabrica de Tijolos em Curitiba
7. HOME OFFICE
Ceramitek: Fabrica de Tijolos em Curitiba
8. COLUNAS
Ceramitek: Fabrica de Tijolos em Curitiba

9. CLOSETS
Ceramitek: Fabrica de Tijolos em Curitiba
10. ÁREAS EXTERNAS
Ceramitek: Fabrica de Tijolos em Curitiba


COMO CRIAR UMA PAREDE DE TIJOLOS APARENTES?
Existem várias formas para criar esse aspecto de tijolinho em sua casa. Uma delas é removendo todo o reboco da parede com uma talhadeira até que o tijolo esteja visível. Mas essa técnica exige alguns cuidados e nem sempre o resultado sairá como esperado. Se a qualidade do tijolo não for boa, pode ser que ele trinque ou venha a se desmanchar junto com o reboco. Por isso, é recomendável que você faça um teste em uma pequena parte da parede antes de mais nada. Se não ocorrer nenhum problema, continue o trabalho com a talhadeira.
Assim que o tijolo estiver completamente visível, é necessário lixar toda a superfície da parede. Lembrando que quanto mais lisa estiver a superfície, mais fácil será aplicar tinta ou outro acabamento posteriormente.

QUAL É O TIPO DE TIJOLO MAIS RECOMENDÁVEL?
Existem diversos tipos de tijolos no mercado, sendo que no Brasil, o mais comum é o tijolo cerâmico de 6 furos, usado em praticamente todas as obras residenciais. Ele não é recomendável para esse tipo de aplicação, pois pode fragilizar e danificar com o tempo, mas ainda assim pode “quebrar um galho”.
Para um melhor resultado, recomendamos a utilização de tijolos maciços ou próprios para essa finalidade, que podem ser encontrados em olarias ou lojas de construção.

Minha parede foi construída com tijolos comuns. E agora?

Se você ainda está no projeto da sua casa ou no meio de uma obra, é bem mais fácil optar por esse tipo de revestimento. Basta comprar os materiais certos e contratar um profissional para realizar o serviço. Porém, se sua casa já está construída e a parede que você deseja revestir utiliza tijolos comuns, não se desespere, pois ainda há uma solução — ou melhor, várias.
Felizmente, existem diversos materiais que imitam a aparência do tijolo exposto, como papéis de parede, adesivos, pisos cerâmicos e até EVA. O resultado é bonito, é claro, mas nada se compara com a textura natural que o tijolo proporciona.


Se você está construindo ou reformando e precisa de materiais para sua obra, saiba que a Ceramitek é uma empresa que atua há anos no mercado cerâmico, estando entre as maiores olarias de Curitiba. Trabalhamos com fabricação de tijolos, canaletas, blocos estruturais e demais produtos para construção civil, todos atendendo as normas técnicas da ABNT.

Comentários